Castração Gato
A castração é o processo pelo qual o animal é cirurgicamente esterilizado, uma forma de controle de natalidade que visa diminuir o número de animais sem lar por aí. Na maioria dos casos, ela pode ser aplicada a qualquer momento da vida do animal, a partir dos seis meses de idade.
Como funciona a castração gato?
Para a esterilização do gato
Geralmente, a cirurgia é realizada por um médico veterinário especializado e tomadas todas as precauções para que o procedimento seja feito de forma segura. O gato é anestesiado para evitar dor e desconforto durante a operação. O médico retira os órgãos reprodutivos, para que o animal não consiga mais engravidar ou produzir filhotes. Após a cirurgia, o gato precisa passar alguns dias em repouso.
Vantagens da castração de gato
- Diminui o risco de doenças genitais e câncer de mama;
- Evita que o gato saia para procurar parceiros sexuais;
- Reduz ou elimina o seu comportamento territorial (urinar e marcar território);
- Possibilita que o animal viva mais saudável e tranquilamente.
Além disso, a esterilização contribui para diminuir o número de gatos abandonados ou desabrigados, pois, assim, não haverá novos filhotes. A castração tem sido cada vez mais aplicada aos gatos, para que eles possam viver melhor e não contribuam ainda mais para o aumento da população desses animais.
Portanto, a castração gato tem se mostrado uma excelente alternativa para garantir diversos benefícios à saúde e ao bem-estar do animal. Se você deseja oferecer um ambiente equilibrado e saudável para o seu gato, procure agora mesmo a Bichos & Tal, clínica veterinária especializada, para realizar a castração e ter certeza de que seu animal estará bem cuidado.