Cirurgia de gato castrado
A cirurgia de gato castrado, também conhecida como castração, é um procedimento cirúrgico que visa remover as glândulas sexuais dos gatos para prevenir a reprodução. A castração é recomendada para qualquer gato com mais de seis meses de idade, pois pode reduzir o número de animais abandonados nas ruas, devido às “fugas” domésticas. Além disso, reduz o risco de doenças transmitidas por meio de carrapatos e pulgas, evitando também alguns problemas comportamentais que os animais podem apresentar, como agressividade, territorialidade e urinar fora do local indicado.
Castração de gatos: como funciona?
A castração consiste na remoção das glândulas sexuais do animal, como os testículos ou os ovários, dependendo do sexo do gato. O procedimento é realizado de forma segura através de anestesia geral ou local em um ambiente seguro, e em poucos momentos o animal já pode receber alta e estar pronto para voltar para casa.
Vantagens da castração em gatos
- Evitar a procriação e controle populacional; Reduzir o comportamento agressivo entre os gatos; Diminui a incidência de doenças relacionadas ao sexo; Previne problemas comportamentais, como o “mania de marcar território”; Cuidar da saúde e bem-estar do animal; Aumentar a longevidade do animal.
A castração é uma maneira segura e eficiente de cuidar dos gatos, evitando problemas de saúde que possam vir a ocorrer. Se você quiser cuidar da saúde do seu amigo peludo, a Bichos & Tal é a clínica veterinária ideal para isso. Entre em contato para realizar uma cotação.