A cirurgia de castração em gatos, também conhecida como orquidectomia, é o procedimento mais indicado para a esterilização dos animais. É um ato responsável que impede a procriação e melhora a qualidade de vida dos bichanos, que são muito propensos aos problemas de saúde gerados por cios e gravidezes indesejadas.
O que é a Cirurgia de Castração em Gatos?
A cirurgia de castração consiste na remoção das glândulas sexuais dos gatos, como testículos no macho e ovários na fêmea. Esse procedimento faz com que os animais fiquem estéreis, impedindo a formação de ovos nas fêmeas e a produção de esperma nos machos. Além disso, altera o comportamento dos gatos e também ajuda a prevenir doenças relacionadas à presença dos hormônios sexuais.
Como Funciona a Cirurgia de Castração em Gatos?
A cirurgia de castração é praticada em gatos das duas raças, e consiste na remoção das glândulas sexuais: ovários e trompas nas fêmeas e testículos nos machos. O procedimento é realizado sob anestesia geral, ou seja, o animal é adormecido durante o processo.
Vantagens da Cirurgia de Castração em Gatos
- Altera o comportamento do animal: As fêmeas deixam de entrar em cio e os machos não vão mais procurar pares para cruzamento.
- Ajuda na prevenção de doenças: Além de ser a forma mais segura de controle de natalidade para gatos, a cirurgia também elimina o risco de câncer de mama, infecções urinárias e doenças do aparato reprodutor.
- Diminui os odores indesejáveis: Os machos costumam deixar marcas de urina em territórios e outros animais, através dos odores químicos produzidos pelas glândulas sexuais. A castração diminui esses odores.
- Reduz o risco de doenças felinas comuns: A castração também diminui o risco de doenças infecciosas e verminoses comuns entre os gatos.
A cirurgia de castração é um procedimento seguro e aclamado, que não oferece riscos aos gatos, melhorando a sua qualidade de vida. Se você deseja realizar a cirurgia de castração em seu animal de estimação, procure a empresa Bichos & Tal, especializada na área de Clínica Veterinária.